domingo, 23 de janeiro de 2011

Notícias de Saquarema- RJ

Saquarema envia representantes para conferência de economia solidária
em: 05/07/2010

Aconteceu nos dia 16, 17 e 18 de junho em Brasília a II Conferência Nacional de Economia Solidária com a presença de 1.700 delegados e 200 observadores. Com o apoio da Prefeitura de Saquarema, a cidade foi representada pela gestora pública Denise Cristhina Mesquita e pelo artesão José Domingos Mattos.

O Conselho Nacional de Economia Solidária – CNES, foi criado pelo mesmo ato legal que, em junho de 2003, instituiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Foi concebido como órgão consultivo para a interlocução permanente entre setores do governo e da sociedade civil que atuam em prol da economia solidária. Tem por atribuições principais: a proposição de diretrizes para as ações voltadas à economia solidária nos Ministérios que o integram e em outros órgãos do Governo Federal, e o acompanhamento da execução destas ações, no âmbito de uma política nacional de economia solidária. A composição do CNES foi objeto de extensas negociações, visando a garantir a representação efetiva tanto da sociedade como do Estado - representatividade essencial para que a interlocução resulte no aprimoramento permanente das políticas públicas para a economia solidária.

Segundo o censo de 2006, existem 10 milhões de empreendimentos auto-sustentáveis e auto-gestionários no Brasil que geram um PIB de 3%, por isso a necessidade da criação dos fóruns, do conselho e da secretaria, a fim de resgatar o profissional que trabalha em casa, dando-lhe reconhecimento profissional, auto-estima e qualidade de vida, fazendo com que tenha acesso jurídico e seus direitos garantidos.

CURSO EM BACAXÁ – José Domingos tem desenvolvido no município várias atividades de ensino para o uso de fibras vegetais na confecção de artesanatos para decoração, moda e utilitários. O CRAS de Bacaxá, localizado no bairro da Raia, está com inscrições abertas para um desses cursos, ministrado gratuitamente e com duração de três meses. Nas aulas, os alunos aprendem tear, desfibramento com fibra de bananeira, tratamento e tingimento, confecções de bolsas, esteira, chinelos, chapéus (moda praia). Qualquer pessoa em idade produtiva que esteja inserida no programa Bolsa Família pode participar. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2653-4777. As inscrições para 2011 já estam abertas.

Um comentário: